31/10/2016 - Entidades promovem domingo de atividades para a saúde da mulher na Redenção



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em conjunto com Sergs e Feessers, realizou no domingo (30), no Brique da Redenção, em Porto Alegre, uma manhã de atividades voltadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama, fechando a programação do Outubro Rosa. 

Usando bandanas coloridas com frases alusivas aos direitos das mulheres e balões cor de rosa, profissionais da saúde, em interação com a população, realizaram uma caminhada para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e em defesa dos direitos de homens e mulheres à saúde.  

Enfermeiras também realizaram atendimento da população na unidade móvel do Coren-RS, em frente ao Monumento do Expedicionário. Foram realizados exames clínicos de mama, com orientação da complementação do diagnóstico, por meio da mamografia. Segundo a enfermeira Rejane Seibel, que fez parte da equipe que prestou o atendimento, em alguns casos foram detectados nódulos que merecem investigação maior. 

No palco, a programação cultural animou a manhã. O grupo de danças Oncoarte, criado em 2006 e composto por dez pacientes oncológicas, com direção da fisioterapeuta Iara Rodrigues, emocionou, em um exemplo de superação com arte. O grupo tem como missão levar uma mensagem de solidariedade, encorajamento, desmistificação, enfrentamento e conquista frente ao câncer. Ao final, o músico Rosa Franco e a banda Homens de Boa Vontade, com seu repertório variado de MPB, fez todos(as) os(as) presentes dançarem em um dia de muito sol e cuidados com a saúde. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351
Fotos: acadêmica de Jornalismo Mariana Bello