02/11/2016 - Coren-RS realiza fiscalização emergencial no Hospital Conceição

Na madrugada e manhã desta quarta-feira (02), não havia número mínimo de enfermeiros(as) de plantão

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta quarta-feira, 02 de novembro, uma visita à Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira (2), em função de atestados de alguns profissionais, somente três enfermeiros(as) estavam atendendo toda a emergência da instituição, quando no mínimo sete profissionais deveriam estar atendendo o fluxo de pacientes no local. No turno da manhã, dois profissionais seguiram trabalhando e houve realocação de enfermeiros(as) de outras áreas.  

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, enfermeira Cláudia Mastrascusa, conversou com alguns enfermeiros que relataram problema de superlotação e falta de profissionais para atender os pacientes com qualidade. Cláudia também relatou que a situação foi controlada momentaneamente, mas que os(as) profissionais estão com sobrecarga de trabalho e que, diariamente, pedem  apoio ao Conselho para resolver a situação. “O papel do Coren-RS é fiscalizar e garantir o exercício profissional”, observa Cláudia. Até o final da visita fiscalizatória realizada pelo Coren-RS já havia seis enfermeiros(as) no plantão.

O Coren-RS dará os encaminhamentos necessários para proteger o exercício profissional dos(as) enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares do Grupo Hospitalar Conceição.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalistas Denise Campão - DRT/RS 5.695 e Laura Glüer - DRT/RS 5.351