08/11/2016 - GT de Saúde da Mulher participa de lançamento do Observatório da Violência Obstétrica



A enfermeira Virginia Leismann Moretto, integrante do Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representou o Conselho no lançamento do Observatório da Violência Obstétrica no Brasil, na quinta-feira (03), na Escola de Enfermagem da UFRGS.

O observatório tem como objetivo discutir, dialogar e articular junto à sociedade civil e ao Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a qualidade da assistência prestada às mulheres em seus processos de gestação, parto e abortamento. Integra a proposta da Rede Internacional de Observatórios da Violência Obstétrica e vincula-se a um Projeto de Extensão da UFRGS.

A violência obstétrica representa um alarmante problema de saúde pública em nível mundial, implica altos índices de intervenção e medicalização, bem como negligência e omissão, incluindo maus-tratos físicos e verbais, e é exercida de forma indistinta nos âmbitos público e privado. Constitui grave violação de direitos humanos das mulheres, impactando negativamente na qualidade de vida e no exercício dos seus direitos reprodutivos. Seu enfrentamento segue princípios e orientações de marcos internacionais, tais como a convenção sobre a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres (CEDAW, 1979) e a Convenção de Belém do Pará (1994), das quais o Brasil é signatário.

O evento teve a presença da professora doutora Carmen Simone Grilo Diniz, da Faculdade de Saúde Pública da USP, seguida de roda de conversa com representantes de entidades. O projeto é coordenado pelas professoras Camilla Alexsandra Schneck e Letícia Becker Vieira, da UFRGS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351