23/11/2016 - Coren-RS participa de oficina sobre Feridas, Ostomias e Incontinências no Cofen



Nos dias 16 e 17 de novembro, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro João Carlos da Silva, participou da oficina Competências no manejo de feridas, ostomias e incontinências. A atividade foi organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ocorreu em Brasília, na sede da Autarquia.

Foram realizadas palestras, mesas redondas, dinâmicas em grupos e apresentações de resultados e relatórios. Para João Carlos, o espaço foi muito produtivo por reunir diversas entidades da saúde e especialistas para discutir as habilidades e competências da Enfermagem nas questões relacionadas a esses cuidados. Grupos de estudos também foram divididos para analisar a legislação e a Resolução 0501/2015. Ao final do evento ficou decidido que o Cofen promoveria, ainda este ano, uma consulta pública sobre o tema. Uma nova reunião deve acontecer no início de 2017.

Algumas das atividades realizadas foram a palestra O impacto da subjetividade na definição de termos para a prática profissional, a mesa redonda Competências dos profissionais de Enfermagem no manejo de feridas à luz da legislação vigente: existem conflitos legais? e a apresentação Panorama atual de pareceres do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem no manejo com ostomias e incontinências.

O Coren-RS considera essencial participar da discussão e possibilitar que seus(suas) integrantes representem o Conselho nesses espaços.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão - DRT/RS 5.695