30/11/2016 - Vitória do Coren-RS no Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Instituição deverá suprir déficit e adequar irregularidades

Nesta segunda-feira (28), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu representantes da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo para tratar da adequação das irregularidades apontadas no Hospital Municipal. As irregularidades foram alvo de ação civil pública do Coren-RS contra a Fundação (mantenedora da instituição), em julho último.

A ação teve por objetivo exigir o cumprimento da Lei do Exercício da Enfermagem, em especial a necessidade de manutenção de um(a) enfermeiro(a) em cada unidade do hospital e a contratação de profissionais de Enfermagem para suprir o déficit constatado pelo Conselho. Os problemas foram verificados em uma série de visitas fiscalizatórias realizadas nos últimos dois anos.

Em novembro, após audiência de conciliação, ficou estabelecido o prazo de 02 de dezembro para um acordo na ação. Na reunião realizada nesta semana, o hospital reconheceu os pedidos da ação do Coren-RS, inclusive já assegurando a presença de um(a) enfermeiro(a) em cada unidade do hospital. Por outro lado, o Conselho acolheu o pedido de seis meses de prazo para o hospital terminar de contratar profissionais para suprir o déficit existente e apresentar comprovação da execução do processo de Enfermagem conforme a Resolução 358/09.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351