02/12/2016 - Coren-RS defende o SUS na II Jornada da Residência em Urgência e Emergência do HPS



Na quinta-feira (24), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou da II Jornada da Residência em Urgência e Emergência do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). O tema da palestra ministrada pelo conselheiro Ricardo Haesbaert foi Sistema Único de Saúde (SUS), conquista do povo brasileiro e uma luta do Coren-RS: resistir para não deixar morrer. Residentes de diversas áreas da saúde participaram da atividade, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

Em sua fala, Ricardo fez um resgate histórico do SUS, desde a sua implementação, passando pelo Artigo 196, que garante a saúde como direito de todos(as) e dever do Estado, garantida por meio de políticas econômicas e sociais. Ele classifica a conjuntura política brasileira atual como “momento gravíssimo” e caracteriza a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 (na Câmara) e 55 (no Senado) como prejudicial para a consolidação do SUS. A proposta prevê congelamento de investimentos à saúde, educação e assistência social por 20 anos, o que também foi debatido na sua apresentação.

Defender o SUS e uma saúde pública democrática e de qualidade são pautas defendidas pela gestão atual do Coren-RS. Atividades junto às categorias da Enfermagem para politizar e capacitar os(as) profissionais também são metas do Conselho.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351