05/12/2016 - Coren-RS firma acordo com Fundação de Novo Hamburgo em ação civil pública

Novos profissionais de Enfermagem estão sendo contratados para atender o pleito do Conselho

Na sexta-feira (02), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) firmou acordo com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, em resultado à ação civil pública movida pelo Conselho. A ação teve por objetivo exigir o cumprimento da Lei do Exercício da Enfermagem no Hospital de Novo Hamburgo, em especial a necessidade de manutenção de um(a) enfermeiro(a) em cada unidade do hospital e a contratação de profissionais de Enfermagem para suprir o déficit constatado pelo Conselho. Os problemas foram verificados após uma série de visitas fiscalizatórias realizadas nos últimos dois anos.

No acordo firmado, o hospital reconheceu os pedidos da ação do Coren-RS, inclusive já assegurando a presença de um(a) enfermeiro(a) em cada unidade do hospital. Do ajuizamento da ação até o momento, foram contratados(as) 89 profissionais na área da Enfermagem – 12 enfermeiros(as) e 77 técnicos(as). O hospital terá prazo de seis meses para solucionar as demais irregularidades relativas ao déficit de pessoal - com estimativa de contratação de mais 73 profissionais - e à sistematização da assistência. 

Esse acordo é uma vitória importante da atual gestão do Coren-RS na defesa da Enfermagem e de uma assistência adequada à população. É importante destacar também o apoio recebido do Ministério Público Federal nesse caso, que elaborou um parecer favorável ao pleito do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351