30/12/2016 - Campanha Cofen discute ensino de Enfermagem a distância



Foi lançada na última semana de dezembro, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a campanha ContatoReal, pela valorização dos cursos de Enfermagem presenciais. O Cofen e os Conselhos Regionais iniciam o ano de 2017 empenhados ainda mais em destacar a necessidade de formação dos(as) profissionais da Enfermagem de forma humanizada, pautada no contato com o(a) paciente, bem como na importância das atividades práticas durante a carga horária dos cursos. 

As peças mostram imagens de profissionais em diferentes situações, sempre exigindo o contato real com outros seres humanos. Dentre os principais riscos do ensino a distância apontados pelo Cofen, em levantamento realizado em 2015, estão: insuficiência de estruturas mínimas nos polos presenciais de EaD, existência de cursos clandestinos, descompasso entre a oferta de cursos e as necessidades da saúde da população, descumprimento de exigências legais e risco eminente à saúde da população. 

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) já está apoiando a campanha e veiculando as peças da campanha em suas mídias. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351