11/01/2017 - Conselho visita Hospital Nossa Senhora das Graças e UPA Boqueirão, em Canoas



O enfermeiro e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) Ricardo Haesbaert visitou nesta quarta-feira (11) o Hospital Nossa Senhora das Graças, no município de Canoas.

O conselheiro foi recebido pela gerente assistencial do hospital, Michele dos Reis Cardoso. Na ocasião, entre outros assuntos, Ricardo falou sobre os cursos do Programa de Educação Permanente (PEP) do Coren-RS e da programação da Semana da Enfermagem 2017 do Conselho, que tem várias novidades (confira aqui).

O hospital, no mês de novembro, recebeu o curso de Registros de Enfermagem, uma das modalidades do PEP, com a ampla participação de profissionais da Enfermagem da instituição. Michele considera positiva a presença do Coren-RS nas instituições e muito importante a iniciativa do Conselho em proporcionar os cursos de capacitação.

Nas unidades, houve distribuição de materiais informativos do Coren-RS e o conselheiro Ricardo aproveitou para conversar com os(as) profissionais da Enfermagem sobre as demandas da categoria. Ricardo divulgou a isenção de taxas, redução de prazos de vários serviços e descontos oferecidos para o pagamento integral da anuidade 2017.

A técnica em Enfermagem Cíntia Graef, há quatro anos funcionária do hospital, ficou muito satisfeita com a presença do Coren-RS. “O Conselho deve vir mais vezes”, disse ela, complementando que sempre que procurou o Coren-RS foi bem atendida.

As visitas às instituições de saúde possibilitam ao Coren-RS ouvir as demandas da categoria e conhecer as condições de trabalho da equipe de Enfermagem para um atendimento de qualidade à população.

UPA Boqueirão

Após a ida ao Hospital Nossa Senhora das Graças, foi a vez da UPA Boqueirão receber a visita do Coren-RS.

Acompanhado da supervisora da UPA, enfermeira Janaína Sauer, o conselheiro Ricardo conheceu a estrutura da unidade e conversou com os(as) técnicos em Enfermagem e enfermeiros(as) sobre as ações do Coren-RS. Janaína, que é enfermeira na UPA desde sua inauguração, há três anos, percebe uma mudança positiva nas ações do Coren-RS, trazendo benefício para toda a categoria. “Hoje é assim: demandamos para o Coren-RS e logo temos resposta. Não há mais barreiras”, diz ela. Para Janaína, a atuação da fiscalização do Conselho é no sentido de orientar e de educar.

Para o conselheiro Ricardo, é muito significativo esse retorno dos(as) profissionais da Enfermagem. “A gestão Democracia, Ética e Transparência do Conselho tem focado suas ações fiscalizatórias na busca do cumprimento da legislação relativa ao exercício da Enfermagem, com ênfase educativa dos(as) profissionais e instituições. A ideia é orientar para que as regras sejam cumpridas e a população possa ser atendida da melhor forma possível”, ressalta.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695