14/03/2017 - Coren-RS fiscaliza o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas em Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou ação fiscalizatória no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, na segunda-feira (13). A equipe de fiscalização que realizou a ação foi composta pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) Cláudia Mastrascusa, pelo coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo e pelas Enfermeiras Fiscais Cátia Alexius e Rafaela Galvão.

No sábado anterior (11), a conselheira do Coren-RS, Margarita Unicovsky, esteve na Emergência pediátrica do hospital para verificar a superlotação. Constatou que havia somente uma enfermeira responsável pela Emergência e pelo 4º andar. A Emergência, que tem capacidade para dez leitos, estava com 15 pacientes internados, sendo um em estado grave, aguardando vaga em UTI. No 4º andar, a capacidade é de 16 leitos. A conselheira também observou que o número de técnicos de Enfermagem estava reduzido - somente três por turno na emergência e dois no 4º andar.

Foi constatado deficit de pessoal e condições trabalho inadequadas. A superlotação de leitos também foi um dos apontamentos da equipe. O Coren-RS agiu após denúncias feitas ao departamento. “As atividades desenvolvidas na emergência pediátrica atualmente, impõem aos trabalhadores uma sobrecarga intensa, propiciando estresse físico e mental”, afirma Cláudia Mastrascusa, complementando que esta condição também põe em risco a assistência prestada aos/às pacientes.

O Coren-RS dará os encaminhamentos necessários para proteger o exercício profissional dos(as) enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares do HMIPV. Ações como esta fazem parte de uma das metas da atual gestão do conselho: assegurar que os(as) trabalhadores(as)  da enfermagem atuem nas condições de trabalho adequadas e com ética para garantir a segurança da população atendida nos serviços de saúde. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695