05/04/2017 - Dia Mundial da Saúde é dia de luta pelos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as)



Sexta-feira, 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde - é o momento de analisar e debater temas importantes. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem se comprometendo com as pautas que atingem diretamente tanto a saúde pública quanto a vida dos(as) profissionais da Enfermagem. Com as propostas de Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista, que tramitam no Congresso Nacional, a gestão Democracia, Ética e Transparência do Conselho entende que o bem-estar da população e de técnicos(as), auxiliares e enfermeiros(as) está em risco. Essas medidas vão de encontro a pautas importantes da Enfermagem, como a proposta da jornada de 30 horas semanais, necessária justamente pelo desgaste e adoecimento que os(as) profissionais sofrem.

Com a Reforma Trabalhista, diversos direitos serão relativizados, como a carga horária, remuneração e férias. Com a medida, essas conquistas poderão ser negociadas pelas empresas ou contratantes, ferindo os direitos conquistados pelos(as) trabalhadores(as). Junto à Reforma Trabalhista, a da Previdência representará uma mudança significativa para profissionais da saúde. O Coren-RS se posicionou recentemente sobre a Reforma da Previdência (saiba mais aqui) e evidenciou os impactos, principalmente, nas categorias da Enfermagem. Essa fragilização dos direitos trabalhistas também acaba contribuindo para a instabilidade emocional da população, principalmente para quem já está propenso a ter alguma doença de caráter psíquico, como a depressão, por exemplo.

Tudo isso interfere diretamente no SUS e nos(as) profissionais da saúde, não somente em relação a seus direitos trabalhistas, mas às suas rotinas de trabalho, que se tornarão cada vez mais cansativas. Para falar sobre saúde pública, no contexto em que o Brasil está inserido politicamente, é preciso considerar essas ameaças. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a Cartilha Mais Direitos Menos Depressão - Ato Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.

Nesse material, o CNS atenta à população de que as reformas que tramitam no Congresso carregam em si todos os ingredientes que podem levar milhares de trabalhadores e trabalhadoras para quadros de instabilidade psicológica. “A possibilidade da perda de direitos como férias e 13º salário, por exemplo, geram ansiedade e muita preocupação na vida de quem tem a responsabilidade de cuidar de outras vidas”, afirma Ronald Ferreira dos Santos, presidente do CNS.

O Coren-RS se junta a essa luta para garantir uma saúde pública de qualidade, que só se dará combatendo essas medidas. Elas promoverão o adoecimento em massa tanto dos(as) trabalhadores(as) em geral quanto da Enfermagem.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: Jornalista Joanna Ferraz 
DRT/RS 12.176