11/04/2017 - Coren-RS participa de debate sobre o papel da comunicação e da saúde para consolidar a democracia



Um amplo debate sobre como os campos da comunicação e da saúde podem ajudar a consolidar a democracia. Assim foi a Conferência Livre de Comunicação em Saúde, com o tema Saúde das Mulheres e Democracia, que ocorreu na sexta-feira (07), no auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), teve como um dos seus apoiadores o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) também fizeram parte da comissão organizadora.

À tarde, a conselheira do Coren-RS Nelci Dias foi uma das painelistas, ao lado da enfermeira Neusa Heinzelmann, do Coletivo Feminino Plural, e da professora da UFRGS Cristianne Famer Rocha. Nelci falou sobre Saúde: Comunicação e Democracia. Ela fez um retrospecto da saúde pública no país e mostrou como, historicamente, as práticas de comunicação no Brasil atuam a serviço de um determinado grupo dominante e para passar a imagem de um Sistema Único de Saúde (SUS) ineficiente. A conselheira ainda chamou a atenção a formas como os(as) jornalistas podem atuar em defesa do SUS.

“Com o SUS, conquistamos práticas mais democráticas de comunicação, como a possibilidade de falar abertamente sobre o tema do HIV/ Aids. Entretanto, o que vemos na grande mídia é um discurso que tenta incessantemente desconstruir o SUS. Temos que falar mais em prevenção e atenção básica, e menos em doenças e em um modelo de assistência centrado nos hospitais”, afirmou.

Nelci citou, ainda, a questão do parto humanizado, que vem sendo defendida incansavelmente pela gestão Democracia, Ética, e Transparência do Coren-RS e que, aos poucos, ganha espaço na imprensa. “Lutar pelo parto humanizado é lutar pela cidadania e pelo direito das mulheres”, ressaltou.

Após as falas das três painelistas, houve intensa participação do público, com perguntas e contribuições importantes ao debate. Em suas considerações finais, Nelci disse que a Conferência foi um importante momento de reflexão. “Temos a opção de manter ou de transformar a comunicação em saúde. E essa escolha passa pelo nosso dia a dia, com o uso da linguagem inclusiva de gênero e sem recorrer a estereótipos.” A programação seguiu à noite.

Mobilização nacional - A realização da Conferência atendeu a um chamado do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que defende “o direito à comunicação para garantir o direito à saúde”. A partir dessa atividade, surgirão encaminhamentos para a 1ª Conferência Livre de Comunicação em Saúde, organizada pelo CNS, de 18 a 20 de abril, em Brasília (DF).

O objetivo é discutir a democratização do acesso da população às informações sobre saúde. O evento vai reunir jornalistas, blogueiros(as), coletivos de comunicadores(as), estudantes, além de conselheiros(as) nacionais, estaduais e municipais de saúde.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176