05/05/2017 - Coren-RS participa de atividade sobre Práticas Integrativas e Complementares e aspectos do SUS



Na terça-feira (02), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente em atividade sobre Política Estadual das Práticas integrativas e Complementares (PICs) e as Questões Profissionais no SUS, no Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS). Participaram do debate representantes da Secretaria Estadual de Saúde e diversos conselhos profissionais das categorias da saúde. Quem representou o Coren-RS foi o conselheiro Ricardo Haesbaert.

Num primeiro momento se contextualizou a política sobre PICs no estado, aspectos limitantes para sua implantação, oportunidades de melhoria e enfrentamentos necessários e possíveis para sua implementação no SUS. Segundo Ricardo, as práticas integrativas vêm como um processo contra hegemônico instalado no país que prioriza a atenção curativa em detrimento do atendimento primário de saúde e da prevenção de doenças. “Hoje, ao invés de proteger e cuidar da saúde das pessoas, se tem deixado que elas adoeçam para depois precisarem de intervenção. É preciso humanizar o cuidado e diminuir, dentro do possível, as intervenções medicamentosas”, afirma ele.

Como encaminhamento, ficou decidido que se exercitaria a participação dos conselhos profissionais para autuação técnica em grupos de trabalho relacionados ao tema, a fim de estruturar os requisitos mínimos de formação profissional existentes para a prática das PICs no SUS. O Coren-RS tem participado de inúmeros debates para buscar contribuir para um SUS mais eficiente e capacitar a Enfermagem para que ela atenda com qualidade a população.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695