09/05/2017 - Coren-RS palestra sobre Aspectos Éticos e Enfermagem na Semana de Enfermagem da Factum



Na segunda-feira (08), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve na Faculdade e Escola Técnica Factum, em Porto Alegre, para participar da Semana de Enfermagem 2017 da instituição. Representando o Coren-RS, o conselheiro Ricardo Haesbaert palestrou em duas turmas (uma pela manhã e outra, à tarde) sobre Aspectos Éticos e Enfermagem. Participaram cerca de 200 estudantes do curso técnico de Enfermagem.

Em sua fala, Ricardo abordou as iniciativas da gestão atual do Coren-RS para com a formação profissional da Enfermagem, como o Programa de Educação Permanente. Ele também enfatizou a questão do compromisso com o cuidado e, principalmente, a atenção humanizada que a Enfermagem deve dar para usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trabalhar ética é se ver no outro e ter empatia para tratar seu paciente da forma como você gostaria de ser tratado, sempre respeitando o Código de Ética da profissão”, disse.

O Coren-RS acredita que o conhecimento adquirido nas instituições de ensino deve servir também como formação de cidadãos e cidadãs. Para colocar isso em prática, a gestão atual do Conselho tem investido em capacitar os(as) profissionais e participar, cada vez mais, de debates acerca das questões éticas da profissão.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695