12/05/2017 - Coren-RS palestra na Semana de Enfermagem do HCPA



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta quinta-feira (11) da 28ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O Conselho foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza. O tema da mesa redonda foi Diretrizes e Dimensionamento de Pessoal nas Diferentes Áreas da Enfermagem. Participaram também as convidadas Caren de Oliveira Riboldi, Kátia Bottega Moraes e Ana Maria Mûller Magalhães, com a coordenação de Débora Feijó.

Em sua palestra, Daniel iniciou afirmando que o cuidado de Enfermagem para com a população deve ser oferecido com responsabilidade e respeitando tanto o cálculo de dimensionamento de pessoal quanto a legislação. Ele apresentou a normativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que dispõe sobre esse cálculo e suas especificidades, e explicou a equação nas diferentes áreas da Enfermagem. “O Conselho busca garantir uma saúde pública de qualidade. Se o cálculo não está correto e faltam profissionais para atendimento, isso representa riscos tanto para a saúde do(a) usuário(a) quanto para a do(a) profissional da Enfermagem”, afirmou Daniel, explanando que com o número aconselhado pela resolução, há melhoras significativas no quadro das instituições.

Também na ocasião, em outro momento do evento, o estudante de Enfermagem e estagiário do Coren-RS Leonardo Amarante apresentou seu artigo A Atividade Recreativa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: Relato de Experiência acerca do cuidado na terceira idade. O Coren-RS parabeniza o aluno pelo trabalho e busca sempre valorizar pesquisas, tanto de profissionais quanto de estudantes.

A gestão atual do Conselho tem buscado ser capacitadora da categoria e oferecer auxílio para corrigir apontamentos no cálculo de dimensionamento de pessoal da Enfermagem das instituições. O Coren-RS tem investido em atender às demandas dos(as) profissionais e oferecer cursos de formação. Essas iniciativas fazem do Coren-RS uma entidade mais representativa, presente e politizadora.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695