19/05/2017 - Abertos editais no RS: mestrados gratuitos para enfermeiros(as)



Duas universidades do Rio Grande do Sul – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – estão com inscrições abertas para mestrados gratuitos para enfermeiros(as). No estado, ainda haverá vagas na Universidade Franciscana, em Santa Maria, cujo edital será divulgado em breve. 

As vagas fazem parte do maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil, viabilizado por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão sendo financiadas vagas em 16 Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem, oferecidas gratuitamente a profissionais em várias regiões do Brasil. As bolsas visam a formação de 500 profissionais em cinco anos.

O objetivo do programa é reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada já existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Voltado para enfermeiros(as) com vínculo empregatício na rede de saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem.

EDITAIS
A seleção dos(as) candidatos(as) será feita diretamente pelas universidades. Confira abaixo os editais, com prazos e orientações:

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Saiba mais:


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176