22/05/2017 - ATENÇÃO: Coren-RS já está apto a emitir carteiras profissionais com o nome social

Direito a travestis e transexuais é assegurado por resolução do Cofen

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) já está apto a emitir carteiras profissionais com o nome social. A medida consta na Resolução Cofen nº 537/2017, que assegura a profissionais de Enfermagem travestis e transexuais o direito ao registro com o nome social.

Entende-se por nome social aquele adotado pela pessoa, por meio do qual se identifica e é reconhecida na sociedade, a ser declarado pela própria pessoa, sendo obrigatório o seu registro. Durante o exercício laboral, o(a) profissional poderá se utilizar do nome social seguido da sua inscrição junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A normativa foi originada a partir de questionamento encaminhado ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pelo Coren de Santa Catarina (Coren-SC), após manifestação por meio da ouvidoria. 

Para o Coren-RS, a resolução estabelece um marco importante na Enfermagem de respeito às manifestações de diversidade e orientação sexual. A gestão Democracia, Ética e Transparência do Coren-RS entende que apenas por meio da aceitação às diferenças teremos uma Enfermagem e uma sociedade mais justas e igualitárias. A Autarquia seguirá apoiando incessantemente essas iniciativas: é um Coren-RS mais democrático, acolhedor e politizador!

Saiba mais:

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176