03/06/2017 - Valorização dos(as) auxiliares e técnicos(as) é tema de painel em evento promovido pelo Coren-RS



A técnica de Enfermagem e membro da Comissão Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS, Bianca D Carla, foi uma das palestrantes no painel Valorização dos técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem: quais as alternativas para o futuro? durante o I Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem, realizado no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, no dia 20 de maio. A mesa teve a coordenação de Rita de Cássia Tamboreno, técnica de enfermagem do Departamento de Fiscalização do Coren-RS.
 
Bianca D’Carla, que também é presidenta do Sindisaúde de Pelotas, disse ser da maior importância para a categoria que se aproveite o atual momento político para que o profissional de enfermagem repense como gostaria de ser valorizado. Na opinião dela, está no momento de o trabalhador voltar para dentro do sindicato e mostrar sua força. “Porque se hoje os trabalhadores da saúde, auxiliares, técnicos, enfermeiros e as demais categorias não unirem-se, estaremos jogando tudo pelo ralo”, criticou. Considerou o evento um momento histórico no qual técnicos e auxiliares fazem parte do Coren-RS e podem trazer as demandas da categoria.

Já Valdirlei Castagna, membro do Fórum Nacional da Enfermagem, que também participou do mesmo painel de Bianca, diz que o encontro do Coren-RS, o qual considera ter tido boa participação de público, foi de suma importância ao reunir a categoria para fazer um debate que, diante a atual conjuntura, se faz mais do que necessário. Na opinião de Castagna, é essencial que o conselho reúna periodicamente os profissionais para ouvir deles anseios, críticas e elogios. “Iniciativas como essas são imprescindíveis para que mantenhamos o diálogo e coloquemos nossa visão sobre determinados temas”, pontuou.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Cristiano Bastos - DRT/RS 9.984
Edição: Jornalista Denise Campão – DRT/RS 5.695