01/06/2017 - Semana da Enfermagem 2017 se encerra com apresentação e premiação de trabalhos científicos



A produção científica da enfermagem ganhou voz nesta terça-feira (30). Para marcar o encerramento da Semana da Enfermagem 2017 - A enfermagem transforma o cuidado em mais saúde do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), foi realizado, no Hotel Continental, em Porto Alegre, o Seminário Científico Enfermagem Ciência do Cuidado, com a apresentação oral de 15 trabalhos classificados nos eixos temáticos Dimensionamento de pessoal e saúde do trabalhador da Enfermagem, Formação e produção do conhecimento da enfermagem e Inovação nas práticas da enfermagem.

 Os(as) profissionais da enfermagem participantes, mais de 50% oriundos(as) do interior do estado, durante todo o dia apresentaram seus trabalhos à banca avaliadora. Avaliaram os trabalhos inscritos a professora da Escola de Enfermagem da Ufrgs e diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, Érica Duarte; a presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem, seção RS, Íride Caberlon; as enfermeiras fiscais do Coren-RS, Juliana Caçavara Neves e Sheila Fernandes da Silva, a advogada e especialista em direito do trabalho e processo do trabalho, Marí Agazzi; o coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Lúcio de Camargo; o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza e os(as) conselheiros(as) do Coren-RS, Margarita Unicovsky, Maurelize da Silva, Nelci Dias e Ricardo Haesbaert. Na coordenação das mesas de avaliação, estiveram à frente, a enfermeira e secretária de Ação Social, Trabalho e Cidadania de Santo Ângelo, Jacqueline Possebom, a conselheira do Coren-RS, Nelci Dias, e a funcionária do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Rita Tamboreno.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza agradeceu a participação de todos(as) os(as) inscritos(as). “Levem para as suas regiões, seus locais de trabalho a importância deste momento em que estamos pesquisando, debatendo e produzindo para que a enfermagem cada dia mais se empodere, por meio do conhecimento e da prática profissional”, ressaltou. Para ele, as produções científicas e as pesquisas ajudam a tornar a enfermagem mais valorizada. “Mostramos, assim, nosso papel fundamental para a sociedade, para a saúde de nosso estado e país”.

A coordenadora da Semana da Enfermagem 2017 do Coren-RS, conselheira Nelci Dias, ressalta a importância do Coren-RS em promover o Seminário Científico Enfermagem Ciência do Cuidado com o apoio da Aben-RS. “Esta é uma das metas do Coren-RS, a união das entidades da enfermagem para melhorar o dia a dia tanto das categorias da saúde quanto da população e apoiar as produções científicas”. Algumas reflexões também foram levantadas por Nelci Dias: para que e para quem a enfermagem está produzindo. “Nós entendemos que a pesquisa tem que servir para melhorar a vida das pessoas e para qualificar o nosso cuidado”, afirmou. Nelci também alertou que, embora a enfermagem produza muito, os trabalhos na área da saúde do trabalhador são poucos se comparados aos trabalhos na área da formação da assistência.  E os trabalhos que existem, salienta, a maioria são sobre a saúde do trabalhador de outras profissões e não sobre o trabalhador da enfermagem, que é a categoria em terceiro lugar em adoecimento. Nós da enfermagem, precisamos nos cuidar mais e a ciência tem que nos ajudar neste processo”, salientou.

Veja a relação dos(as) vencedores(as) aqui

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695