05/06/2017 - Após reunião no CMS, Coren-RS acompanha ação fiscalizatória no Hospital Santa Clara, em Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou na sexta-feira (02) de uma reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde(CMS) de Porto Alegre para tratar sobre as fiscalizações nos hospitais da Capital. O Coren-RS esteve representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo.

Na reunião, conduzida pela coordenadora do CMS de Porto Alegre, Mirtha  Zenker, também participaram  representantes do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRFRS) e de conselhos distritais e foram debatidas ações de fiscalizações conjuntas nas instituições de Saúde da Capital. 

O presidente do Coren-RS Daniel Menezes de Souza saudou a inciativa do CMS. “É uma pauta que nos interessa muito e nosso objetivo é colaborar, agregando nossos relatórios com informações já apontadas em nossa fiscalização”, disse.

Após, uma equipe do CMS, Coren-RS, CRFRS se deslocou até o Hospital Santa Clara, integrante do Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para efetuar uma fiscalização na instituição. Pelo Coren-RS, acompanhou o coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo que, com a comitiva, percorreu as unidades do Hospital.

O Conselho busca através do processo fiscalizatório identificar as inadequações e encaminhar que instituições realizem as correções necessárias para o adequado exercício profissional e consequente atendimento de qualidade à população.

Para Mirtha Zenker, essa primeira ação fiscalizatória conjunta foi positiva. “É uma das atribuições do CMS realizar fiscalizações para ver como o usuário está sendo recebido e atendido na instituição”. O CMS acolhe as reclamações das Ouvidorias dos hospitais e do próprio conselho para averiguar in loco a situação.

O Coren-RS dará os encaminhamentos necessários para proteger o exercício profissional dos(as) enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares do Hospital Santa Clara.




Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695