03/07/2017 - Coren-RS participa ativamente do primeiro dia do 9º Senafis

Evento ocorre até o dia 05, em Bento Gonçalves (RS)

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou ativamente do primeiro dia da 9ª edição do Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Senafis). O evento começou neste domingo (02) e segue até quarta-feira (05), em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.

Durante o dia, os(as) enfermeiros(as) fiscais do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, além de enfermeiros(as) Responsáveis Técnicos (RTs) e demais profissionais da Enfermagem de Bento Gonçalves e região, participaram de duas atividades pré-evento: as oficinas Dimensionamento de Profissionais de Enfermagem, ministrada pela enfermeira Cleide Mazuela, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Descomplicada, ministrada pelo enfermeiro Marcelo Chanes. Ao final das oficinas, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, saudou os(as) participantes.

Tecnologia como aliada da fiscalização – À noite, ocorreu a cerimônia que marcou o início do seminário. O presidente do Coren-RS estava na mesa de abertura, ao lado da conselheira federal Fátima Sampaio, do juiz federal João Carlos Mayer e dos conselheiros federais Vencelau Pantoja e Walkirio Almeida.

Para Daniel, o processo de fiscalização do sistema Cofen/Conselhos Regionais está cada vez mais avançado, com inovações, a exemplo do Sinfis, que vai melhorar ainda mais a atividade fiscalizatória. “Nosso papel é garantir um processo de fiscalização educativo, no qual a prevenção das infrações éticas e legais assuma um papel importante na fiscalização”, destacou. 

Com o tema A Tecnologia como instrumento de gestão para sistematizar, unir e avançar no processo de fiscalização, o Senafis se propõe a discutir e alinhar com fiscais, gestores(as), conselheiros(as) federais e regionais e advogados(as) do sistema, avanços na melhoria do processo de fiscalização.

Todas as atividades do seminário estão sendo transmitidas ao vivo pelo Facebook, na página do Cofen (link: www.facebook.com/eucurtoaenfermagem). Saiba mais aqui: http://www.cofen.gov.br/9o-senafis-tera-transmissao-ao-vivo-pelo-facebook_53190.html.

Participam do Senafis, os conselheiros do Coren-RS, Nelci Dias e Ricardo Haesbaert; a coordenadora e o coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudua Mastrascusa e Lúcio de Camargo; e enfermeiros(as) fiscais do Conselho. 


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176