17/07/2017 - Coren-RS aborda dimensionamento de pessoal no I Encontro de Enfermagem do HPS, na Capital



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente contribuindo com o I Encontro de Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, nesta quinta-feira (13). O evento teve como tema Dimensão do Trauma. Na ocasião, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, abordou Dimensionamento de Pessoal da Enfermagem. Também estava presente prestigiando o evento o conselheiro Ricardo Haesbaert.

Daniel participou da mesa redonda Dimensionamento de Pessoal e começou sua fala relembrando que o Coren-RS oferece um curso sobre esse tema e está disponível para ser solicitado através do Programa de Educação Permanente do Conselho (confira aqui mais informações sobre os cursos oferecidos). Na mesa, participaram também a professora da Escola de Enfermagem da UFRGS Ana Maria Magalhães e a diretora de Enfermagem do HPS, Miriam Dani.

Daniel também lembrou que o Coren-RS está sempre à disposição dos(as) profissionais da Enfermagem, diretores(as) e estudantes. Ele apresentou a Resolução Cofen nº 0543/2017 (confira clicando aqui), abordando alguns novos aspectos do dimensionamento de pessoal. “Nós, do Conselho, queremos esclarecer para o maior número de profissionais possível como calcular o dimensionamento e a importância dele. Assim, tanto os profissionais quanto os responsáveis técnicos terão respaldo de cobrar do gestor quando precisar contratar mais profissionais”, afirma Daniel.

O Coren-RS tem como objetivos estar mais presente, ser mais resolutivo e apoiar as categorias da Enfermagem. Para isso, tem promovido e participado de diversos espaços de debate, contribuindo para a formação profissional de enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695