19/07/2017 - Coren-RS participa de debate sobre o novo Código de Ética, no Cofen, em Brasília

Agora a versão final do documento será submetida ao plenário do Cofen

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, participou nesta terça-feira (18) de assembleia que debateu e aprovou a minuta do novo Código de Ética profissional. A reunião ocorreu na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, e contou com a presença dos(as) presidentes dos conselhos regionais de todo o país. Agora a versão final do documento será submetida ao plenário do Cofen.

Transmitido ao vivo pelo Facebook, na página do Cofen, o debate trouxe sugestões, mantendo a essência do texto aprovado na I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (I Conaeenf).

A proposta de reformulação é resultado de amplo e democrático debate, iniciado por Grupo de Trabalho estabelecido pelo Cofen. Os estados encaminharam suas propostas de alterações após a realização de diversos encontros e conferências junto aos(às) profissionais de Enfermagem, ouvidos(as) também em consulta pública realizada no Portal Cofen. A versão do documento debatida pelos(as) presidentes foi aprovada pelos cerca de 300 delegados(as) representantes dos estados na I Conaeenf.

O processo de reformulação do Código de Ética é inovador na história da Enfermagem brasileira. Até então, as reformulações foram feitas em estreita observância à Lei 5.905/73, segundo a qual compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais’. Dessa vez, o debate foi ampliado, com participação não apenas da categoria da Enfermagem, mas também da sociedade em geral.

O novo Código de Ética concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, especialmente nos casos de violência doméstica. O documento incorpora, ainda, adequações às mudanças tecnológicas, orientando condutas dos(as) profissionais.

Saiba mais aqui.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176