03/08/2017 - Estudantes e profissionais participam de curso sobre a nova resolução do dimensionamento, na ABEn-RS



A sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – seção Rio Grande do Sul/ ABEn-RS, em Porto Alegre, recebeu nesta quinta-feira (27) mais uma edição do curso Nova Resolução de Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, que faz parte do Programa de Educação Permanente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – saiba mais sobre o Programa aqui.

A capacitação trata sobre a Resolução Cofen n° 0543/2017, que estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços e locais em que são realizadas atividades de Enfermagem. Participantes mais de 20 pessoas, entre estudantes e profissionais de Enfermagem. 

O curso foi ministrado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Lúcio de Camargo. Ele falou sobre a nova forma de calcular o dimensionamento e sobre como o número adequado de profissionais é crucial para um atendimento com mais segurança e qualidade aos(às) usuários(as).

A enfermeira Cristina Rodrigues Correa achou o conteúdo passado muito bom. Para ela, que estava participando pela primeira vez de um curso do Programa, iniciativas como essa aproximam o Conselho da categoria. “É necessária essa criação de vínculos entre os profissionais, o Coren e as instituições. Só assim conseguiremos modificar a realidade do trabalho da Enfermagem e aprimorar a assistência”, afirmou.

O curso sobre dimensionamento, incluído recentemente no Programa de Educação Permanente, seguirá percorrendo o estado. Saiba mais aqui: educacao.portalcoren-rs.gov.br.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176