09/08/2017 - Coren-RS faz inspeção fiscalizatória no Hospital Espírita de Pelotas e constata irregularidades



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou inspeção fiscalizatória no Hospital Espírita de Pelotas, instituição que presta atendimento em saúde mental, na quinta-feira (03). A visita teve por objetivo avaliar o dimensionamento de pessoal das unidades da instituição e falta de materiais, fatores que podem afetar o exercício profissional da Enfermagem e o atendimento adequado à população. Recentemente, o Coren-RS recebeu denúncia do Sindisaúde de Pelotas sobre falta de pessoal de Enfermagem no atendimento aos(às) pacientes.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, percorreu as unidades do hospital com a enfermeira fiscal do Conselho Inês Soria Marques. Na ocasião, foram recebidos pela enfermeira responsável técnica (RT) da instituição, Melissa da Silveira, que recém assumiu a responsabilidade na instituição.

Desde dezembro de 2015, existe um processo fiscalizatório do Coren-RS contra o hospital. O relatório da inspeção realizada será acrescentado ao processo para o encaminhamento das providências necessárias.

Entre os itens apontados no processo, estão a inexistência de ART, de execução do processo de Enfermagem e do cálculo de pessoal, além de registros de Enfermagem inadequados.

Seguindo a linha do Coren-RS de fiscalizar com ações de caráter educativo, a enfermeira fiscal Inês procedeu orientações à RT Melissa acerca das questões de dimensionamento, de competência das categorias da Enfermagem, bem como da importância do trabalho em equipe para um atendimento de qualidade à população. O Coren-RS notificou a instituição apontando as irregularidades que precisam ser ajustadas, entre elas, a falta de pessoal de Enfermagem nas unidades.

Daniel destacou a importância do diálogo com os(as) profissionais que atuam nessas unidades, principalmente com o corpo técnico, para a verificação das irregularidades. “É nosso papel apoiar a categoria, fiscalizando e exigindo a melhoria dos serviços”, afirmou. O Coren-RS vai tomar as medidas cabíveis para exigir o dimensionamento adequado de profissionais de Enfermagem na instituição.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695