24/08/2017 - Coren-RS presente em reunião sobre violência contra profissionais do HMIPV

Conselho, SIMPA e funcionários(as) reuniram-se para tomar providências

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou, na quinta-feira (17), de reunião com o Sindicato dos Municipários (SIMPA) e funcionários(as) do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – que é uma instituição de saúde com atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e administrada pela Prefeitura de Porto Alegre. O Coren-RS foi representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo. A pauta da reunião foi analisar as denúncias de situações de violência que os(as) profissionais do hospital têm passado e deliberar uma forma de cobrar a gerência da instituição quanto a providências.

Na ocasião, foi lido um relato formal de uma profissional da Enfermagem. Ela encaminhou a situação para os devidos órgãos responsáveis, como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), gerência do HMIPV e Coren-RS, que a instruiu a enviar ao Ministério Público também. A partir desse relato, foi marcada a reunião e encaminhada a criação de uma comissão formada por funcionários(as) do HMIPV e representantes do SIMPA e do Coren-RS para continuar cobrando providências da gerência do hospital. “A Enfermagem está na linha de frente dos serviços das instituições de saúde, então está muito vulnerável a sofrer violências, de vários tipos”, explica Lúcio. 

O Coren-RS tem reiterado seus posicionamentos pela valorização da Enfermagem, garantia de direitos e enaltecimento do SUS. Ser resolutivo, apoiador e politizador das categorias da Enfermagem são metas do Coren-RS, que está sempre à disposição dos(as) profissionais.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695