13/09/2017 - Coren-RS participa de reunião no MPF sobre situação do Hospital Centenário



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix, participou nesta terça-feira (12) de reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo que tratou do déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Centenário, de São Leopoldo.

A procuradora federal Andréa Rigoni Agostini, a partir de informações prestadas pelo Coren-RS, instaurou inquérito civil para apurar o subdimensionamento de profissionais de Enfermagem na instituição. Por conta disso, chamou uma reunião com a participação do Conselho e da direção do hospital. Os representantes do Hospital Centenário atribuíram a redução do número de leitos e a diminuição dos atendimentos de alta complexidade à grave crise financeira pela qual passa a instituição.

O Coren-RS se manifestou afirmando que entende ser grave a sobrecarga existente sobre a Enfermagem no Centenário, se fazendo necessário que o hospital assuma compromissos imediatos, em especial com um cronograma de contratações. Por orientação da procuradora do MPF Andréa, ficou estabelecido um prazo máximo de 60 dias para que o Coren-RS realize nova fiscalização no hospital, quando as partes tentarão compor um acordo para sanar as irregularidades existentes no Centenário, de forma a dar melhores condições de trabalho aos(às) profissionais de Enfermagem e melhor assistência ao público atendido.

Diante da manifestação das instituições, a procuradora analisará as medidas que podem ser tomadas. Da mesma forma, caso a gestão do Hospital Centenário não se comprometa com um cronograma de contratações, o Coren-RS ingressará com ação judicial para garantir os direitos dos(as) profissionais e dos(as) pacientes.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional