15/09/2017 - Coren-RS participa de audiência pública sobre políticas para mulheres, na Assembleia Legislativa



Aconteceu na terça-feira (13) uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para debater sobre a Rede de Políticas Públicas para as Mulheres no Estado e a necessidade de fortalecimento da Lei Maria da Penha. A ação foi realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) esteve presente, representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa.

“Debater políticas públicas para as mulheres é, também, debater políticas públicas para mais de 85% da Enfermagem brasileira, que é do sexo feminino”, entende Cláudia. A audiência marcou os 11 anos da Lei Maria da Penha, discutindo formas de monitoramento das ocorrências e devidas providências no Estado. Também foi elaborada uma moção de apoio às integrantes da Ocupação Mulheres Mirabal, localizada no Centro de Porto Alegre. O documento será entregue ao governo do Estado solicitando uma alternativa para o despejo. A reintegração de posse está marcada para o final de setembro.

O Coren-RS vem se comprometendo em ser politizador e resolutivo, bem como reiterando seu posicionamento em apoio às pautas feministas. Garantir o direito das mulheres e fortalecer esta mobilização histórica dentro da Enfermagem são objetivos do conselho. O Coren-RS saúda os 11 anos da Lei Maria da Penha e se soma à luta pelo fim da violência contra a mulher.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695
Foto: Guerreiro - Agência de Notícias ALRS