25/09/2017 - Coren-RS se posiciona contra a Reforma Trabalhista em seminário do Sergs, na Capital



Aconteceu, na última sexta-feira (22), um seminário promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) sobre a Reforma Trabalhista e o Fórum Nacional da Enfermagem, em Porto Alegre. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo. O objetivo do evento foi debater acerca do impacto que a Reforma Trabalhista causará em enfermeiros e enfermeiras. Também foi discutida a organização do Fórum de Enfermagem. O seminário durou o dia todo, das 09h às 17h.

Lúcio participou da mesa de abertura do evento e em sua fala inicial reiterou o posicionamento do Coren-RS acerca da Reforma Trabalhista: “Nós profissionais da saúde e, principalmente, da Enfermagem já temos sobrecarga de trabalho e jornadas excessivas, então esta reforma nos deixa ainda mais vulneráveis e sem apoio legal”, explicou Lúcio.

A reforma representa um retrocesso aos direitos historicamente conquistados pelos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as), tornando flexível o que deveria ser – e é, por meio da CLT - garantido por lei. Fatiamento de férias, terceirização e desconto nos intervalos de descanso são apenas alguns exemplos de medidas que afetam diariamente as jornadas de trabalho de profissionais da saúde. Todo esse descaso gera mais sobrecarga e culmina em desassistência, o que é prejudicial para os(as) usuários(as), principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Coren-RS entende que é preciso politização e mobilização para reverter o cenário. O Conselho está sempre à disposição da categoria para debater o tema, sendo mais resolutivo, atuante e presente.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695
Foto: Assessoria de Comunicação Sergs