13/10/2017 - Coren-RS presente em manifestação contra demissões do Hospital São Lucas da PUCRS, na Capital



Ocorreu nesta terça-feira (10) uma manifestação contra as demissões de profissionais da saúde, incluindo da Enfermagem, do Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, apoiando a Enfermagem e repudiando a maneira arbitrária e irresponsável como se deram as demissões. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e pelo Sindisaúde/RS. Durante a manifestação, profissionais repudiaram casos de assédio moral que teriam acontecido dentro do ambiente de trabalho e demonstraram indignação pela maneira como eram tratados(as) quando trabalhavam na instituição.

O Coren-RS já havia realizado reuniões com profissionais que foram demitidos(as) e as providências junto ao Ministério Público do Trabalho estão sendo tomadas. A ocorrência foi relatada à Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atualmente certificou o Hospital São Lucas com a classificação máxima para qualidade de serviços de saúde. 

O Coren-RS está sempre ao lado da Enfermagem, fomentando sua valorização, e ao lado dos(as) profissionais, capacitando, orientando e respaldando legalmente suas atuações. O Conselho, novamente, presta solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras, ficando à disposição e apoiando suas manifestações para fortalecer a categoria.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176