18/10/2017 - Investimento do Coren-RS na defesa da categoria e capacidade de unir as entidades



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e demais entidades representativas da Enfermagem divulgaram nesta quarta-feira (18), no jornal Correio do Povo (página 3), a NOTA DA ENFERMAGEM À SOCIEDADE GAÚCHA.

Leia a íntegra da nota:

A Enfermagem exige respeito ao direito à saúde da população e ao exercício legal da profissão

Recente decisão judicial suspende, através de liminar, a requisição de exames por Enfermeiros(as).
Essa decisão impacta diretamente no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e na garantia do acesso da população à saúde, contrariando o que diz a Constituição.

O SUS oferta suas ações e serviços de saúde a partir da atuação de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais e trabalhadores(as) de diversas áreas, ampliando a capacidade de resolução do atendimento assistencial.

As práticas do(a) enfermeiro(a) na Atenção Básica são respaldadas pela Lei Federal 7.498/86, pela Resolução Cofen nº 195/97 e descritas nas normas legais que regem a profissão. São práticas legais e realizadas com segurança e qualidade.

Ao conceder essa liminar a Justiça tratou o tema de forma unilateral. Ela resulta das manobras que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e as forças conservadoras realizam, tentando ressuscitar o famigerado Ato Médico e desmontar o SUS.

Repudiamos essa decisão porque ela é parte de um conjunto de medidas antidemocráticas de desmonte da saúde pública em curso no nosso país. 
Resistiremos contra qualquer retrocesso e lutaremos para reverter essa situação.

Enquanto as medidas judiciais estão sendo tomadas para derrubar essa liminar, precisamos nos unir contra essa tentativa de cercear o exercício autônomo da Enfermagem. Não aceitaremos esses ataques ao nosso exercício profissional e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde não é mercadoria!
Vamos nos mobilizar para defender a Enfermagem, a sociedade e o Sistema Único de Saúde.

Dia 20/10 – 17h
Na Esquina Democrática
Ato em Defesa do SUS, da Saúde da População e do Exercício Legal da Enfermagem.