18/10/2017 - Coren-RS e Sergs mobilizam colegas contra a liminar do CFM

Acolhimento, orientação e unidade marcam as ações

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), acompanhado do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), tem realizado diversas visitas a Unidades Básicas de Saúde em Porto Alegre, esta semana. Acolhimento, orientação e unidade marcam as ações. 

O Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS está ativamente participando das visitas, orientando profissionais, sanando as dúvidas e, principalmente,  dialogando e informando colegas a respeito da ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que suspende a requisição de exames por enfermeiros(as) na Atenção Básica – entenda aqui sobre o caso. Nas visitas, o Coren-RS e o Sergs estão mobilizando a categoria para o ato em defesa do SUS, da saúde da população e do exercício Legal da Enfermagem, que ocorrerá na sexta-feira (20), às 17h, na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre.

“É histórica a opressão médica contra as outras áreas da saúde, só que a Enfermagem é a segunda maior categoria do país! Precisamos nos juntar e reagir a esses ataques. Estamos visitando os colegas da Atenção Básica não só para dar orientações, mas para empoderar a Enfermagem para que venha para a luta conosco", explica Cláudia Mastrascusa, coordenadora do Defisc do Coren-RS.

O Conselho repudia esta liminar antidemocrática, que representa um retrocesso tanto para a Enfermagem quanto para a saúde da população.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695