19/10/2017 - Coren-RS presente em reunião da fiscalização dos conselhos regionais de todo o país

A atividade ocorreu em Brasília, na sede do Cofen

Nos dias 17 e 18 de outubro ocorreu reunião dos coordenadores e coordenadoras dos departamentos de fiscalização (Defisc) dos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o país junto à Câmara Técnica de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, representado pelo coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo. A reunião ocorre trimestralmente em Brasília, na sede do Cofen.

Na ocasião, se debateu diversas questões ligadas às ações fiscalizatórias dos Conselhos. Aconteceu a palestra sobre Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) com o enfermeiro Marcelo Chanes, e também foi discutido o Relatório Anual da Fiscalização.

Para Lúcio, é essencial alinhar os processos entre os Conselhos. Também foi debatida a situação das fiscalizações a instituições militares, cujo acesso tem sido difícil para os Defiscs.

Promover este espaço de diálogo, com capacitação e alinhamento, é imprescindível para que os departamentos de fiscalização atuem com mais eficiência. O Coren-RS adota um caráter mais didático e menos punitivo em suas ações fiscalizatórias e entende que capacitar profissionais é essencial. Garantir uma assistência de Enfermagem ética, com respaldo legal e condições adequadas de trabalho são metas da gestão atual do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695
Foto: Ascom-Cofen