07/11/2017 - Coren-RS debate sobre a autonomia da Enfermagem e Ato Médico com estudantes do IPA, na Capital

A atividade tratou sobre a já derrubada liminar do CFM e demais competências da Enfermagem

Na última segunda-feira (06) o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre, realizando uma roda de conversa com futuros enfermeiros e enfermeiras. O debate abordou a autonomia da Enfermagem e movimentações referentes ao Ato Médico, como a recente liminar que foi concedida – e, depois, derrubada – ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que restringiu as atuações da Enfermagem na Atenção Básica. Quem representou o Conselho foi o conselheiro Ricardo Haesbaert e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa.

A atividade aconteceu por convite da professora Dayane Cicolella com uma de suas turmas que foi prejudicada pela decisão judicial. Os(As) estudantes realizavam estágio obrigatório na área da Atenção Básica quando a liminar foi concedida, o que os(as) impediu de aprender e realizar alguns procedimentos, como a solicitação de exames.

Eles(as) também se juntaram, à época, a atos da Enfermagem contra a decisão e pela autonomia das profissões, pautas apoiadas pelo Coren-RS. O Conselho parabeniza os(as) estudantes por já na graduação entenderem a importância da mobilização das categorias.

O Coren-RS vem trabalhando pela valorização da Enfermagem perante a sociedade, bem como, politização e capacitação dos(as) profissionais. A Enfermagem tem respaldo legal e autonomia para realizar suas atividades. Ser resolutivo, presente e mobilizador são metas do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695