20/11/2017 - Coren-RS e SMS discutem dimensionamento da Enfermagem em serviços de Saúde de Porto Alegre



O dimensionamento de pessoal da Enfermagem na Atenção Primária e nos hospitais da prefeitura de Porto Alegre foi o tema da reunião entre representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, realizada nesta sexta-feira (17) na sede da SMS. A reunião ocorreu por solicitação do Coren-RS para discutir o déficit de profissionais de enfermagem identificado nas instituições de saúde da Capital. 

Participaram da reunião, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Conselho, Cláudia Mastrascusa (Defisc), o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a vice-presidenta do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf), Lívia Faller, e o coordenador da Atenção Primária do Município, Thiago Frank.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, relatou que o Conselho tem conversado não somente com hospitais, mas com as prefeituras dos municípios para identificar as necessidades e estabelecer um dimensionamento adequado para um atendimento de qualidade à população. Já o secretário Erno falou que no âmbito da atenção primária, o objetivo é de tentar ao máximo a cobertura de saúde da família.

Ainda este ano deverá ocorrer nova reunião conjunta para verificar a situação da enfermagem nos serviços do município, com os cálculos de dimensionamento a serem apresentados pela prefeitura.  O Coren-RS vem acompanhando a situação da Enfermagem nos serviços públicos municipais da capital gaúcha e reitera seu posicionamento em favor dos(as) trabalhadores e trabalhadoras e contra a precarização dos serviços de saúde.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695