05/12/2017 - Formandos(as) de Enfermagem da Unisinos recebem palestra sobre ética nas redes sociais



Os(as) alunos(as) formandos(as) do curso de Enfermagem da Unisinos participaram, na manhã desta segunda-feira (4), do curso do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas.

A palestra, seguida de um bate-papo, foi ministrada pelo presidente do Conselho, Daniel Menezes de Souza, que abordou a legislação sobre o assunto, constante na Resolução Cofen nº 0554/2017, no Código de Ética da Enfermagem, no Código Civil e na Constituição Federal. A resolução fala de condutas, comportamentos e atitudes que os(as) profissionais de Enfermagem devem seguir quando mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa. Daniel mostrou exemplos de uso indevido das redes sociais por profissionais da Enfermagem, como fotos tiradas em centros cirúrgicos e publicadas em redes como o Facebook, Instagram e Whatsapp.

Carolinne Attademo, uma das formandas, ao final da palestra, falou da importância de saber utilizar as redes sociais de maneira adequada. “Os futuros enfermeiros têm que estar atentos a isso”, disse.

Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas é um dos módulos do Programa de Educação Permanente do Coren-RS, O Programa contempla cursos sobre temas relativos ao exercício profissional da Enfermagem, como legislação, ética, sistematização, registros e dimensionamento de pessoal, entre outros. O objetivo é oferecer capacitação contínua para os(as) profissionais e estudantes de Enfermagem, cumprindo o papel do Conselho de valorização da profissão.



Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695