08/12/2017 - II Fórum dos(as) Enfermeiros(as) do HUSM debate ética e redes sociais na Enfermagem



Integração e gestão do processo de trabalho dos(as) enfermeiros(as) foi o tema do II Fórum dos Enfermeiros do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), realizado na última quarta-feira (6), no Auditório Gulerpe, da instituição. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi convidado a participar do evento que reuniu cerca de 200 enfermeiros(as) dos 333 existentes no quadro de funcionários, em dois turnos.

Ao abrir o evento, a gerente de Atenção à Saúde da Instituição, Soeli Guerra, lembrou que o HUSM atende uma população de mais de 1 milhão de pessoas, que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A Chefe da Divisão de Enfermagem do HUSM, Suzinara Lima, fez uma retrospectiva sobre o I Fórum, ocorrido no ano passado. 

O presidente do Coren-RS Daniel Menezes de Souza proferiu uma palestra sobre Aspectos Éticos e Legais para a Enfermagem no Uso das Redes Digitais. Daniel apresentou exemplos de uso indevido de mídias sociais por profissionais da Enfermagem, como fotos tiradas em centros cirúrgicos e publicadas em redes como Facebook, Instagram e WhatsApp.  Ele ressaltou que a recente Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução Cofen nº 554/2017) orienta que a exposição da imagem do(a) paciente para divulgação somente é permitida com expressa autorização, e desde que não lhe traga consequências negativas. Também veda a violação do sigilo profissional e a exposição de imagens sensacionalistas de pacientes, profissionais e instituições.

A temática abordada pelo Coren-RS faz parte do módulo do Programa de Educação Permanente do Conselho - Enfermagem nas redes sociais e implicações éticas – que visa estabelecer relações entre a prática diária e a aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, com ênfase nas condutas, comportamentos e atitudes que os(as) profissionais devem seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695