08/12/2017 - Coren-RS participa de reunião para discutir situação da Fasc



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, participou em Porto Alegre, nesta quarta-feira (06), de uma reunião para discutir a situação da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Participaram servidores(as) da Fasc, que haviam encaminhado previamente uma solicitação de inspeção ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESSRS), além de representantes do próprio CRESSRS e do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS).

No encontro, foi discutida a possibilidade de realização de uma inspeção conjunta, com fiscais dos três conselhos, aos abrigos da Fasc. Um cronograma dessas ações começou a ser alinhado. O grande objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados e as condições de trabalho para os(as) funcionários(as).

O Coren-RS já realizou inspeções fiscalizatórias na instituição, nas quais foram apontadas irregularidades relativas ao exercício profissional da Enfermagem. O processo fiscalizatório deu origem a uma ação civil pública, encaminhada pelo Coren-RS à Justiça. “Independente dessas inspeções feitas pelo Conselho de Enfermagem, uma ação conjunta é importante para que consigamos as mudanças necessárias”, afirma Lúcio.

Órgãos como Ministério Público (MP), Comissão de Direitos Humanos, Vigilância Sanitária e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devem ser informados e convidados a participar da iniciativa conjunta dos conselhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176