15/12/2017 - Coren-RS segue pressionando Hospital São Carlos, de Farroupilha, por mais contratações



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) segue tentando um acordo com o Hospital São Carlos, de Farroupilha, na Serra, para resolver as inadequações constatadas na instituição. O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e o coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix, participaram nesta quinta-feira (14) de uma audiência de conciliação com o hospital, em razão de uma ação civil pública do Conselho contra a instituição, ingressada em setembro. O processo tramita na 3ª Vara Federal de Caxias do Sul. 

Na audiência, não houve acordo. Agora, o hospital tem prazo para apresentar a sua defesa e um novo cálculo de dimensionamento de pessoal – já que a instituição discorda da quantidade apresentada pelo Coren-RS de profissionais de Enfermagem que precisam ser contratados(as). A partir de então, o Conselho voltará a se manifestar no processo.

Déficit de profissionais
O objetivo da ação é obrigar o hospital a manter ao menos um(a) enfermeiro(a) em cada uma das unidades, durante todo o período de funcionamento. Atualmente, em diversos turnos, os(as) enfermeiros(as) são obrigados(as) a acumular a supervisão de mais de uma unidade, o que gera enorme sobrecarga, com precarização das condições de trabalho e repercussão na qualidade e na segurança do atendimento à população.

O outro pedido da ação se refere ao déficit de pessoal. O Coren-RS demanda que o hospital realize contratações para suprir uma carência apontada de 16 enfermeiros(as) e 17 técnicos(as) de Enfermagem, conforme constatado em visita fiscalizatória feita em agosto deste ano (saiba mais aqui).

Estrutura
O Hospital São Carlos tem capacidade de 102 leitos de internação e 54 leitos ambulatoriais, mantendo uma ocupação aproximada de 50%. A instituição atende usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176