26/12/2017 - Coren-RS apoia Frente Parlamentar para construção de hospital regional em Palmeira das Missões



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou, na quarta-feira (20), da instalação da Frente Parlamentar Pró-implantação do Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O Coren-RS foi representado pela conselheira Nelci Dias e pelo conselheiro Ricardo Haesbaert. Estavam presentes movimentos sociais, prefeitos(as) e lideranças de Palmeira das Missões e região e entidades ligadas à Enfermagem e à saúde, como o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), além de deputados(as) federais e estaduais.

O Coren-RS entende que a construção do hospital – que é uma reivindicação antiga da comunidade, especialmente em razão da carência dos atendimentos de média e alta complexidade na região – é essencial. O Conselho, entretanto, alerta para a necessidade de a instituição ter, de fato, atendimento 100% SUS e começar a funcionar logo após a conclusão das obras – e não acabe virando, assim, mais um hospital pronto e de portas fechadas aos(às) usuários(as), a exemplo do Hospital Regional de Santa Maria.

O hospital
O HPR atenderá a demanda de 72 municípios, o que abrange aproximadamente 500 mil pessoas. Desse total, 80% é dependente do SUS e cerca de 50% mora no campo. 

A obra, que ainda não tem data para começar, terá um custo total de R$ 160 milhões, com recursos da União (já foram liberados R$ 60 milhões). O custo dos equipamentos ficará a cargo do estado e a manutenção será dividida entre os governos estadual e federal.

A instituição deve contar com 220 leitos. A área construída, localizado às margens da BR-468, será de 30.216,24 m², contemplando nove blocos. 

Agora, a Frente Parlamentar irá se mobilizar para agilizar o começo da construção do complexo.

Fonte: Assessoria de Comunicação (com informações de ALRS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176