24/03/2018 - Caxias realiza encontro de Técnicas(as) e Auxiliares de Enfermagem



  Enfrentar os reflexos da reforma trabalhista e a precarização das condições de trabalho foram alguns dos temas debatidos no Encontro Regional de Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem, promovido pelo Coren-RS, no sábado (24), no SindSaúde, em Caxias.
A atividade faz parte de uma rodada de seminários regionais que o Coren-RS realiza em seis municípios gaúchos, durante os meses de março e abril. É a primeira atividade dedicada exclusivamente aos profissionais de nível médio e atende a uma demanda que a própria categoria colocou em 2017.
A pauta do encontro incluiu uma mesa-redonda sobre o exercício profissional que teve como palestrantes  Valdirlei Castanha (SindSaúde) e Ursula Adriana Stuker, conselheira Coren-RS. O debate ressaltou a importância do trabalho de técnicas(os) e auxiliares na sustentação dos serviços de atendimento à saúde, a necessidade de organização da categoria e do trabalho conjunto entre entidades representativas e Conselho de Enfermagem.
“A categoria precisa conhecer a legislação para enfrentar os reflexos da reforma trabalhista e estar atentar para as atribuições específicas de cada segmento, evitando que o dimensionamento inadequado coloque em risco a segurança do exercício profissional e dos usuários”, disse a Conselheira Nelci Dias.
A agenda do dia inclui ainda uma oficina sobre registro ministrada pelo coordenador-adjunto do Departamento de Fiscalização (DeFisc) do Coren-RS, Lúcio Rodrigo Lucca de Camargo e um debate sobre a atividade de fiscalização do conselho, além da avaliação do plano de trabalho da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) do Coren-RS.
O final do encontro está reservado para a escolha de representantes regionais para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem que será realizado em Porto Alegre, em maio, como parte da programação da Semana da Enfermagem 2018.
Os seminários e os encontros regionais de técnicas(os) e auxiliares serão repetidos em outras quatro cidades em abril. Confirma o calendário e participe: Passo Fundo (06 e 07), Porto Alegre (13 e 14), Ijuí (20 e 21) e Santa Maria (27 e 28).  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do Coren-RS.

Fonte: Assessoria Coren-RS
Texto: Sinara Sandri (MTb 8073/RS)