20/04/2018 - Registros de Enfermagem são tema de curso em Ijuí



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta sexta-feira (20/04), em Ijuí, um curso sobre Registros de Enfermagem (Resolução Cofen nº 514/2016). A atividade ocorreu no Hospital Unimed Noroeste e foi destinada especialmente a auxiliares e técnicos(as) de Enfermagem.


O conselheiro Fernando Mengue falou sobre a Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS explicando a história, importância e funcionamento deste grupo. Lembrou também que a valorização desses(as) profissionais tem sido uma missão das gestões 2015-2017/ 2018-2020.


Em seguida, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, propôs uma atividade dinâmica para mostrar como a informação verbal é suscetível a modificações e, a partir daí, enfatizar a importância do registro escrito para garantir que a assistência de Enfermagem foi prestada.


Ela destacou pontos importantes que devem ser observados nos registros de Enfermagem, como linguagem clara, concisa e exata, ausência de rasuras e cuidado com o uso de abreviaturas.


Os registros são parte essencial da comunicação entre a equipe de saúde multidisciplinar que faz o cuidado e ainda colabora com o aperfeiçoamento de condutas, além de serem fundamentais como respaldo legal em processos éticos e judiciais para a defesa dos(as) profissionais de Enfermagem.


Cláudia também apresentou o trabalho do Defisc. Depois do curso de Registros, a assistente de Fiscalização Rita Tamboreno, do Defisc, e o conselheiro Fernando Mengue falaram sobre as Expectativas dos(as) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem em relação à Fiscalização do Coren-RS. Ao final do evento, serão escolhidos(as) representantes para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem, que acontece no dia 19 de maio, em Porto Alegre, como parte da programação da Semana da Enfermagem 2018.


Fonte: Assessoria de Comunicação 

Jornalista Joanna Ferraz

DRT/RS 12.176