03/05/2018 - Profissionais da saúde são grupo prioritário para imunização contra a gripe

Vacinação segue até o dia 1º de junho

Os(As) profissionais da saúde são considerados(as) grupo prioritário para imunização contra a gripe e devem procurar a vacina nas unidades de saúde em todo o Estado. A vacina evita a infecção e as complicações provocadas pela doença.

No Rio Grande do Sul, a meta é vacinar 312 mil profissionais. Nos primeiros quatro dias de vacinação, foram distribuídas 54 mil doses, 17,37% deste segmento.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves, internações ou óbitos em consequência da doença. A vacina provoca o desenvolvimento de imunidade contra os três subtipos do vírus que mais circularam, em 2017, no Hemisfério Sul (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece gratuitamente a vacina para os grupos preferenciais: crianças (de 06 meses a 05 anos), trabalhadores(as) da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, idosos (mais de 60 anos), professores(as) de escolas públicas e privadas, jovens entre 12 e 21 anos cumprindo medida socioeducativa, população prisional e funcionários(as) do sistema penitenciário, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para os(as) profissionais da saúde, a exigência de comprovação do exercício profissional fica a critério de cada município. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda que o(a) profissional leve algum documento de identificação e se informe sobre as orientações em cada cidade.

A campanha começou em 23 de abril e deve prosseguir até 1º de junho. O sábado, 12 de maio, está reservado para o chamado Dia D, em que todas as unidades estarão excepcionalmente abertas para a vacinação.

Procure a vacina e evite a gripe. Para cuidar da população, a Enfermagem precisa cuidar da sua saúde!

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073