09/05/2018 - Conselho debate problemas do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul em reunião na Câmara de Vereadores



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pelo conselheiro João Carlos da Silva – participou na terça-feira (08/05) de uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na pauta estavam os problemas da Unidade de Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (UPA CS – conhecida como “Postão da Cruzeiro”), que fica na Zona Sul da Capital.

O local enfrenta deficiências no serviço de Saúde Mental, carência de recursos humanos, equipamentos e materiais de trabalho, além de problemas estruturais. O Coren-RS acompanha a situação do Pronto Atendimento desde 2015 (saiba mais clicando aqui e clicando aqui) e atua no sentido de cobrar soluções para os problemas relacionados ao quadro de pessoal e à área física. 

Em janeiro de 2017, o Conselho realizou uma ação fiscalizatória que resultou na notificação do gestor municipal e apontou, entre outros problemas, o descumprimento da exigência de apresentação de enfermeira(o) Responsável Técnica(o) - RT. Vale enfatizar que a inexistência de RT é parte da situação caótica do serviço, caracterizada pela precariedade das condições de atendimento.

O objetivo do Coren-RS é garantir a segurança dos(as) usuários(as) e do exercício profissional da Enfermagem. O Conselho, mais uma vez, reitera sua disposição em contribuir para a superação dos problemas do local.

Fonte: Assessoria de Comunicação (com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Foto: Tonico Alvares - CMPA