16/05/2018 - Coren-RS participa de audiência pública sobre saúde mental



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre a situação da saúde mental no Estado, nesta quarta-feira (16/05). O Coren-RS foi representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa.

O evento é parte da semana de luta antimanicomial, que mobiliza especialistas e ativistas em todo o país para refletir sobre o modelo de atendimento prestado à população e sobre a legislação que propôs a chamada Reforma Psiquiátrica, que preconiza uma revisão dos protocolos de tratamento e a desinstitucionalização dos doentes. 

Durante a manhã, o programa incluiu uma apresentação da jornalista Daniela Arbex, autora do livro Holocausto Brasileiro sobre o Hospício de Barbacena, local que manteve durante 40 anos pessoas provenientes de todo o Brasil. O livro-reportagem demonstra que pelo menos 60 mil pessoas teriam morrido na instituição em consequência de maus-tratos, além de 70% dos internos não terem diagnóstico de doença mental. 

A audiência também contou com a manifestação da promotora pública Maristela Schneider, que relatou a situação e a intervenção da promotoria nos casos de irregularidade constatados em instituições de Cachoeira do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073