18/05/2018 - Coren-RS abre Semana da Enfermagem 2018



Com o tema Cuidar é Direito, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) abriu a programação da Semana da Enfermagem 2018, nesta sexta-feira (18/05). Com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) e do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), o evento enfatizou a importância da Enfermagem na promoção da saúde e alertou para o impacto da redução do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada há 79 anos em todo o Brasil, a Semana é um momento importante para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população.

“O SUS absorve grande parte dos trabalhadores da saúde e o desfinanciamento do sistema impacta de forma intensa esses profissionais”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento.

No Rio Grande do Sul, são 125 mil profissionais registrados atuando na enfermagem. Destes, cerca de 20 por cento são enfermeiras(os) com curso superior e 80 por cento são técnicos e auxiliares com formação de ensino médio. A enfermagem é o maior contingente de trabalhadores no sistema de saúde.

A conjuntura nacional, a precarização do trabalho com a reforma trabalhista e a desorganização do sistema de saúde foram apontados como fatores que complicam o cotidiano dos profissionais.

“Não adianta jogar nas costas da enfermagem toda a responsabilidade pelo sistema de saúde se vivemos uma realidade de subdimensionamento”, disse a representante do Cofen, conselheira Maria Luisa Almeida, durante a abertura do evento.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana da Enfermagem iniciou na sexta-feira (18/05) com um seminário científico e se desdobra no sábado (19/05) com o II Encontro estadual de auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. O domingo (20/05) está reservado para mobilizar e ampliar a visibilidade da enfermagem, com atividades no Brique da Redenção.

O Seminário Científico Enfermagem: Ciência do Cuidado é dedicado a temas ligados à finalidade fiscalizatória do Coren-RS e contou com a palestra do enfermeiro Rinaldo Neves sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

O encontro é uma aposta do Conselho para incentivo à produção e difusão de conhecimento específico voltado à Enfermagem e prevê a apresentação de trabalhos científicos. A atividade continua no turno da tarde com a palestra sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, com o enfermeiro Antônio Marinho.

O sábado está reservado para o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. No domingo, a atividade será no Brique da Redenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073