19/05/2018 - Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) reforça necessidade de integração da categoria



É preciso integrar e valorizar todas as categorias da Enfermagem. A conclusão foi apresentada pela presidente interina do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sandra Gawlinski, durante o encerramento do II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem, na tarde de sábado(19/05), em Porto Alegre.

A Enfermagem precisa de integração e valorização. Para cumprir esta meta, o Coren-RS trabalha intensamente para estimular e garantir o protagonismo de auxiliares e técnicas”, disse Sandra ao final dos trabalhos.

O encontro reuniu 113 pessoas que, durante a manhã, refletiram sobre o impacto das políticas sociais e econômicas no trabalho da Enfermagem e sobre a necessidade da categoria estar atenta à conjuntura do país. Temas como piso salarial, jornada semanal de 30 horas de trabalho, condições adequadas para descanso e dimensionamento correto do quadro de pessoal estiveram presentes durante todo o evento. A pauta incluiu ainda uma palestra sobre as implicações éticas do uso das redes sociais e uma apresentação sobre o trabalho de fiscalização do Coren-RS.

O público participou do debate e enfatizou a mudança na atuação do Conselho com aumento da presença do Coren-RS no cotidiano da categoria e o investimento nas atividades de capacitação e orientação sobre temas e rotinas que implicam no correto cumprimento do exercício profissional.

"Estou muito feliz com o trabalho e com a formação da Comissão de Auxiliares e Técnicas(os) da Enfermagem do Coren-RS", disse Carlos Airton Weber Santos, integrante da Comissão.

Com o tema Cuidar é Direito, o Coren-RS realizou uma série de eventos para marcar a Semana da Enfermagem 2018. Com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) e do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), o evento enfatizou a importância da Enfermagem na promoção da saúde e alertou para o impacto da redução do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada há 79 anos em todo o Brasil, a Semana é um momento importante para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população.

No Rio Grande do Sul, são 125 mil profissionais registrados atuando na Enfermagem. Destes, cerca de 20% são enfermeiras(os) e 80% são técnicas(os) e auxiliares. A Enfermagem é o maior contingente de trabalhadores no sistema de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri
DRT/RS 8.073