24/05/2018 - Semana da Enfermagem 2018 do Coren-RS coloca condições de trabalho em pauta



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu a Semana da Enfermagem 2018 para chamar atenção sobre a necessidade de garantir as condições adequadas para o exercício seguro da profissão. Com o tema Cuidar é Direito, a programação foi concentrada nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Porto Alegre.

Realizada há 79 anos em todo o Brasil, a Semana é um momento importante para promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da Enfermagem no cuidado à saúde da população. Em 2018, o calendário preparatório começou com uma rodada de debates, realizados em cinco cidades do interior do Estado nos meses de março e abril.

Com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers), a Semana enfatizou a importância da Enfermagem na promoção da saúde e alertou para o impacto da redução do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS absorve grande parte dos trabalhadores da saúde e o desfinanciamento do sistema impacta de forma intensa esses profissionais”, disse o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento.

No Rio Grande do Sul, são 125 mil profissionais registrados atuando na Enfermagem. Destes, cerca de 20 por cento são enfermeiras(os) e 80 por cento são técnicas(os) e auxiliares. A enfermagem é o maior contingente de trabalhadores no sistema de saúde.

Programação 

A programação da Semana da Enfermagem começou na sexta-feira (18/05) com um seminário científico e se desdobrou no sábado (19/05) com o II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. O domingo (20/05) foi reservado para mobilizar e ampliar a visibilidade da Enfermagem, com atividades no Brique da Redenção (saiba mais clicando aqui).

O Seminário Científico Enfermagem: Ciência do Cuidado faz parte da estratégia do Conselho de incentivar a produção e difusão de conhecimento específico voltado à Enfermagem. Além da apresentação e premiação de trabalhos científicos, o seminário foi dedicado a temas relacionados à atividade fiscalizatória do Coren-RS, contando com as palestras do enfermeiro Rinaldo Neves, sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), e do enfermeiro Antônio Marinho, sobre Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem.

O sábado (19/05) foi dedicado ao II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. O encontro encerrou a rodada de debates realizados no interior e reflete o investimento do Conselho na qualificação e valorização de auxiliares e técnicas(os) nas equipes de saúde. Na pauta, conferências sobre a relação entre a situação política do país e a precarização do trabalho da Enfermagem com o aumento de erros da Enfermagem, com o enfermeiro Handerson Santos, e as implicações éticas do uso das redes sociais na Enfermagem, com o enfermeiro Daniel Menezes de Souza.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, apresentou as diretrizes da fiscalização do Conselho e o encerramento foi feito pela psicóloga Nara Girotto, com uma palestra sobre relações interpessoais na equipe de Enfermagem.

O encerramento da Semana da Enfermagem 2018 foi marcado por uma grande atividade no Brique da Redenção, em Porto Alegre, no domingo (20/05). Centenas de pessoas que aproveitavam o tradicional parque da Capital puderam conhecer um pouco mais da importância do trabalho da Enfermagem e da atuação do Coren-RS e demais entidades, como o Sergs, a Feessers e a Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA).

Conselheiros(as), apoiadores(as) e funcionários(as) do Coren-RS distribuíram ao público um encarte especial, veiculado no jornal Correio do Povo, no dia 12 de maio, em homenagem à Enfermagem.

A parte cultural ficou por conta de uma apresentação do Grupo Oncoarte e de Rosa Franco e Banda.

Técnica de Enfermagem na presidência

O final de semana foi marcado pela transferência, em caráter interino, da presidência do Coren-RS para a conselheira tesoureira técnica de Enfermagem Sandra Gawlinski. É a primeira vez que uma profissional deste segmento exerce a presidência do Conselho, cargo normalmente ocupado por enfermeiras(os).

“Fico muito alegre ao assumir a presidência. O Coren-RS está fazendo a diferença. Exerce sua função fiscalizatória e oferece um programa de capacitação continuada. Além disso, faz a defesa do SUS e reforça os canais para que qualquer cidadão possa acionar o Conselho. E, nesta Semana da Enfermagem, alerta a sociedade ao dizer que os profissionais que cuidam precisam ser cuidados. A Enfermagem precisa de jornada de trabalho de 30 horas, piso salarial, condições adequadas de repouso e dimensionamento correto”, disse Sandra, ao assumir a presidência interina do Coren-RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalistas Sinara Sandri (DRT/RS 8.073) e Joanna Ferraz (DRT/RS 12.176)