05/06/2018 - Coren-RS promove palestra sobre Escorpionismo



O Departamento de Fiscalização e o Núcleo de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde de Porto Alegre promoveram uma palestra sobre Escorpionismo, na Sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), na Capital, na segunda-feira (04/06). O encontro teve como público os(as) enfermeiros(as) fiscais do Conselho que serão os(as) multiplicadores(as) das orientações sobre o atendimento a pessoas picadas por escorpião amarelo (Tityus Serrulatus) para Responsáveis Técnicos e demais profissionais de Enfermagem.


A Capital registra presença do escorpião amarelo em quatro bairros, incluindo o Centro Histórico, e aumento do número de incidentes com o aracnídeo. Até o momento, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) é a única instituição da cidade preparada para atender esses(as) pacientes e administrar o soro antiescorpiônicoO escorpião é muito venenoso e a picada pode levar a óbito. As principais vítimas são crianças.


A palestra Ação do Veneno Escorpiônico no Organismo Humano foi feita por enfermeiros(as) residentes em Saúde Coletiva da Escola de Saúde PúblicaAlém da atenção aos sintomas, os(as) profissionais foram informados(as) sobre como encaminhar os(as) pacientes. O escorpião vive em locais de baixa umidade e se alimenta de insetos, como baratas, por isso é importante redobrar o cuidado e evitar o acúmulo de lixo e entulho.

Foi apresentado também o hotsite da campanha de prevenção ao escorpião amarelo. É importantíssimo comunicar a Vigilância Sanitária (telefone 156) caso verifique a presença do escorpião.


Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS

Texto: acadêmico de jornalismo Lucas Leffa

Supervisão: jornalista Sinara Sandri DRT/RS 8.073