22/06/2018 - Coren-RS participa de movimento nacional contra EaD na saúde



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou de uma reunião organizativa do fórum de conselhos profissionais sobre a expansão do ensino à distância na área da saúde, nesta quinta-feira (21/06). A reunião foi realizada na sede do Conselho Regional de Farmácia, em Porto Alegre.

O Conselho foi representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa. A reunião contou com a presença de representantes de nove conselhos profissionais e do deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), integrante da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, na qual tramita o Projeto de Lei 5.414/16, que proíbe incentivos do governo ao desenvolvimento e à veiculação de cursos de educação a distância (EaD) na área de saúde. O encontro faz parte de uma estratégia das entidades para informar e sensibilizar parlamentares sobre os impactos negativos da expansão do ensino à distância como modalidade para formação integral de profissionais da saúde. 

“A formação completa de profissionais de saúde na modalidade de ensino à distância prejudica a aprendizagem e reflete na qualidade do atendimento, oferecendo riscos à assistência. Temos grande preocupação e avaliamos que a ampliação pode gerar um problema de saúde pública”, disse Cláudia.

As entidades estão mobilizadas para obter apoio da sociedade e barrar a ampliação dos cursos EaA que tiveram um incentivo a partir da edição do decreto presidencial 9.057/17, em 2017, que alterou a legislação da educação e possibilitou o credenciamento de instituições que trabalham exclusivamente com essa modalidade para toda a formação acadêmica.

No Rio Grande do Sul, existe um veto do Conselho Estadual de Saúde ao registro de cursos técnicos em que 100% da formação é feita à distância. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Agência Câmara)
Texto e foto: jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073